quinta-feira, 1 de abril de 2010

Estado físico do vidro


Você saberia definir em qual estado físico o vidro se encontra? Se já teve a oportunidade de acompanhar de perto o processo de obtenção certamente vai ter facilidade em entender o que iremos propor agora: o vidro possui estado físico misterioso.

Quando os átomos que compõem um material não estão completamente unidos de modo a formar uma estrutura cristalina rígida, não podemos dizer que este material é um sólido. E é exatamente isso que ocorre com nosso objeto de estudo: o vidro.

Mas se o vidro não possui moléculas que caracterizam a classe de sólidos, certamente se classifica com um líquido. Essa seria uma dedução viável, se não levássemos em consideração o óbvio: você já viu alguma porta de vidro escorrer?

Afinal, qual é o estado físico do vidro? Ele pode receber a classificação de sólido amorfo. Se essa definição é totalmente estranha aos seus conhecimentos, é hora de aprender.

Comecemos com a definição: Substância amorfa é aquela que não possui uma ordenação (organização) espacial de suas moléculas, ou seja, os átomos se encontram desorganizados. É claro que para visualizar esse aspecto você teria que utilizar um microscópio, mas o fato é que um material denominado de amorfo não é considerado sólido.

Para um melhor entendimento, vamos fazer uma comparação. O algodão doce é considerado como material amorfo, quando você o observa, à primeira vista tem a impressão de que se trata de uma nuvem sólida, mas é só começar a degustação para se perceber a textura macia e a degradação da estrutura supostamente rígida. O mesmo acontece com o vidro, parece sólido, mas uma maior pressão exercida sobre o mesmo e o resultado: se quebra em inúmeros cacos.

O vidro é obtido através do resfriamento instantâneo de líquidos superaquecidos até o ponto de rigidez sem que haja uma cristalização do material. Algumas pessoas levam em consideração este procedimento, e classificam o vidro como líquido de alta viscosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário